Então após uma semana de persistente mau tempo, o sol decidiu aparecer por algumas horas para o Music On The Hill 2011. É difícil ser excessivamente crítico em relação a um evento que ajuda a instituição de caridade Demelza House, mas numa noite legal como essa é difícil ser crítico de qualquer maneira. A multidão é composta predominantemente de adolescentes e pais, mas esse não é exatamente um show do Suicide Silence, isso é pop e nós estamos nessa para uma noite de garotas gritando e cantando junto com a letra.
O City Stereo (8/10) começa seu setlist com desenvoltura e inicia seu desafio de apresentar seu próprio tipo de pop-punk a esse extremamente dedicado “acampamento” do McFly. Apesar de ser relativamente desconhecido pelo público principal (uma jornada recente de 14 datas com o McFly sendo sua grande oportunidade), o City Stereo é claramente uma banda feita para uma casa de show desse tamanho. O vocalista Russel rapidamente consegue um mar de mãos no ar, entretanto os períodos de atenção são curtos e a maré logo recua nesse oceano em particular. É aparente que os fãs de McFly estão acostumados com algo bem mais refinado e bem produzido do que o City Stereo, mas cada uma de suas músicas é pop pra caramba é encantadoramente áspera em torno das bordas.
Pelos gritos que emanam da multidão quando se vislumbra um membro do McFly (10/10), é bastante óbvio com o que nós estamos lidando aqui. O quarteto toma o palco e entra com força com o recente hit “Party Girl” e é pop até dizer chega. É simples mas funciona e é fácil de ver de onde vem as comparações com os Beatles e os Beach Boys. Nos discos, o McFly é astuto e polido como tudo que está nas paradas, mas essa banda ao vivo tem algo que os dá uma verdadeira vantagem. Músicas como “Lies”, de seu álbum auto-lançado “Radio:ACTIVE”, não são muito distantes de bandas como All Time Low e Simple Plan, e isso apresenta uma outra pergunta – Se o McFly tivesse sido lançado no mercado de maneira diferente, eles poderiam ter sido destaque em revistas como Kerrang ou Rocksound? Eles são bem mais fortes que algumas bandas de pop-punk publicadas nessas revistas e eles são certamente muito melhores ao vivo do que a maioria dessas bandas, além de suas composições serem impecáveis.
O vocalista Danny tem a multidão na palma de sua mão, seja dizendo a eles para levantarem ou abaixarem e todos fazem o que ele diz. Ele pula pelo palco e gira como um catavento durante o revolucionário single “5 Colours In Her Hair”, e o baixista Dougie poderia facilmente estar tocando numa banda de hardcore pelo tanto que ele arrasa no baixo. Um medley acústico de “All About You/Obviously” lembra a todos por que eles se apaixonaram pela banda em primeiro lugar e para aqueles como eu que eram imparciais em relação ao grupo, mostra o quanto esse indivíduos são talentosos. Fica realmente óbvio quando um artista ou banda está em sintonia numa performance. Você simplesmente consegue perceber. E embora o McFly faça isso todos os dias, eles tocam como se suas vidas dependessem daquilo e eles colocam cada parte
deles mesmos naquilo.
É legal de verdade ver uma banda desse nível tocar para eles mesmos e ao mesmo tempo garantir que todos na multidão estejam se divertindo. Como mencionado antes, uma banda ao vivo completa melhora o som ao
vivo absolutamente, dado o exemplo – Tinie Tempah. É engraçado então que o McFly toque um cover do hit já mencionado “Pass Out”, com uma levada reggae e surpreendentemente, ficou brilhante. Sim, isso pode
mostrar na verdade o quanto o McFly é “Branco e Classe Média”, mas é engraçado pra caramba e eles tocaram perfeitamente; um momento apenas superado por Dougie dizendo “Pênis” e então se arrependendo de repente, dada a pouca idade da multidão.
O McFly é verdadeiramente impressionante, embora possa levar um tempo para os reclamões e pessimistas terem essa opinião; é bem difícil mudar as percepções das pessoas em relação a bandas, especialmente se
elas ouvem rock ou metal, mas vale bem a pena. Pop está em tudo na música até certo ponto, e se você já ouve YouMeAtSix ou Forever The Sickest Kids, realmente deveria dar uma chance ao McFly. Eles são
simplesmente uma das melhores bandas de pop trabalhando atualmente e de longe uma das melhores performances ao vivo que o mainstream tem a oferecer. Noite excepcional.